Pesquisadores criam fonte que ajuda a absorver melhor o que você acabou de ler

Quantas vezes você chegou ao final de um parágrafo de um texto e não lembrava mais o que havia lido? É uma situação comum, infelizmente: muitas vezes, o cérebro humano retém pouquíssimo do que lemos. Para melhorar essa situação, uma equipe da Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, desenvolveu uma nova técnica voltada para melhorar a capacidade de absorção dos estudantes: uma nova fonte.

Chamada de Sans Forgetica, a fonte usa um truque interessante para fazer com que a informação lida grude no cérebro com mais facilidade. Ela foi desenvolvida com base no conceito da psicologia conhecido como “dificuldade desejável”, como menciona a revista Wired.

Caso você não esteja familiarizado com o conceito, a ideia é que ao criar uma barreira pequena, mas proposital, no processo de aprendizado, a absorção tende a ser melhor, porque o cérebro trabalha mais para superar a adversidade. No caso da fonte Sans Forgetica, partes de cada letra são propositalmente omitidas para forçar um pouco mais o cérebro na hora da leitura, levando o leitor a se concentrar mais e a informação ser absorvida mais facilmente.

Segundo um estudo, a Sans Forgetica realmente melhorou a capacidade de compreensão dos alunos em comparação com a leitura de um texto escrito com a fonte Arial, uma das mais convencionais de todas. Com a nova fonte, os alunos compreenderam 57% do que eles leram, contra apenas 50% obtido com a leitura em Arial.

No entanto, os próprios pesquisadores apontam que talvez não seja uma boa ideia ler textos muito longos escritos com a Sans Forgetica, porque isso poderia até mesmo gerar dores de cabeça. A ideia é destacar pequenos pedaços de texto importantes para memoriza-los mais facilmente. Há até mesmo uma extensão para o Chrome que permite selecionar trechos e converte-los em Sans Forgetica para facilitar a absorção.

Fonte: https://bit.ly/2SVt2Rq

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s