Solução e identidade: como potencializar o jeito de escrever no LinkedIn

Chegou a hora! Sair dos bastidores e ir à frente dos holofotes para publicar os seus próprios artigos no LinkedIn. Essa nunca foi uma tarefa fácil. É preciso estudo e leitura, além de dedicação e tempo para buscar boas referências. Você vai encontrar coisas que pode adorar e outras que não vai gostar, todo esforço dedicado a criar o “texto ideal”.

Diante de diversos artigos e fórmulas milagrosas, o “ideal” é inspirar-se no que é positivo e aprender com o que é negativo. Assim você descobrirá o seu estilo e a melhor forma para idealizar os seus textos.

Quanto ao tempo para se dedicar a essa atividade? Não se preocupe. Leia o texto e encontre a solução no final do caminho de tijolos amarelos.

Por que as pessoas leriam sobre a minha vida profissional?

Porque suas experiências são vividas única e exclusivamente por você – e isso vale para a vida profissional. Cada pessoa traz uma história única que irá compor um olhar exclusivo para diferentes situações.

Vai falar sobre uma experiência no trabalho? Carreira? Acontecimento histórico, notícia ou evento? O seu olhar é o seu olhar e, ao passar essa exclusividade para o “papel”, o seu conteúdo se torna especial. Porém, esse é o grande desafio: organizar as ideias em um texto com começo, meio e fim.

Trabalhe essa técnica e permita que outras pessoas absorvam o que você sabe, compartilhando o que é seu. Afinal, todo mundo tem algo a aprender e a ensinar.

Evite rodeios. Vá direto ao ponto.

Divague menos e ofereça mais experiência sem fugir do tema. É difícil começar a escrever, mas quando damos início ao texto, parece que não conseguimos parar. Cuidado! Saber onde colocar o ponto final faz toda diferença. O seguinte passo a passo me ajuda muito:

  1. Apresente a solução;
  2. Entregue a solução que prometeu e…
  3. Chame para ação.

Repare que os Influencers ou Top Voices são sempre sucintos nos seus artigos. Para saber a hora de parar, faça a seguinte pergunta a si mesmo: eu preciso mesmo abordar esse tema agora ou seria mais interessante deixar para o próximo texto?

Procure sua identidade

Falando em Influenciadores e Top Voices, você sabe o que eles compartilham além de experiências e soluções para quem os acompanha? Identidade. Muitos, ao lerem o seu conteúdo, encontram um pouco daquilo que acreditam ou buscam para suas vidas. Para criar essa identidade não há receita, mas uma boa dica é fugir do padrão, por exemplo:

José Ricardo é bibliotecário e quer começar a produzir artigos para o LinkedIn. Ele pode escrever somente sobre livros? Não. José Ricardo também adora acompanhar a cerimônia do Oscar, é um grande fã de História, viajou para 10 países, corre todas as manhãs no parque e é um amante de cervejas artesanais.

Viu as possibilidades que José Ricardo tem em mãos? Para cada um desses assuntos existe um gancho onde podemos explorar o lado profissional. E você, sobre sobre o que gostaria de escrever?

Por que o LinkedIn? A maioria das pessoas não está no Facebook?

Muitos profissionais low profile ainda não visualizaram o potencial de assinar conteúdo próprio na rede social que conta com mais de 30 milhões de pessoas no Brasil. Isso se você não escreve em inglês, pois nesses casos o alcance é ainda maior chegando à barreira dos 500 milhões cadastrados em todo o mundo.

O seu propósito é fazer novos negócios? Então, saiba que os decisores estão no LinkedIn absorvendo conteúdo o tempo todo. Esteja nele você também, pois quem não é visto, não é lembrado.

A solução

Você já ouviu falar em ghost writter? É a solução perfeita para quem quer aproveitar os benefícios de um bom artigo publicado no LinkedIn, mas sofre com a falta de tempo para dedicar-se a essa atividade. Este pode ser um bom caminho para você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s