Entenda o que é e como funciona a realidade aumentada

As possibilidades são cada vez mais abrangentes e, por isso, vamos explicar como a RA funciona e pode ser aplicada. Antes, porém, é importante destacar as diferenças com a Realidade Virtual. Confira!

É muito provável que você já tenha ouvido falar em Realidade Aumentada (RA), certo? Para não restar nenhuma dúvida, vamos começar entendendo o conceito de forma clara, direta e precisa. Trata-se de uma tecnologia que projeta conteúdos, como personagens, gráficos e imagens, no mundo real.

Um exemplo de RA que fez muito sucesso no mundo é o Pokémon Go. O jogo mostra os personagens virtuais que devem ser capturados no espaço em que o usuário está jogando. É como se as criaturas estivessem, de fato, dentro do ambiente. Isso significa que a Realidade Aumentada proporciona uma nova visão do espaço físico, criada por meio de uma combinação com o mundo virtual.

Obviamente, vai muito além dos jogos. Por meio da tecnologia, é possível, por exemplo, ver a planta de um apartamento em 3D, simular procedimentos médicos e aproximar conteúdos de estudantes.

As possibilidades são cada vez mais abrangentes e, por isso, vamos explicar como a RA funciona e pode ser aplicada. Antes, porém, é importante destacar as diferenças com a Realidade Virtual. Confira!

Realidade Aumentada x Realidade Virtual

É muito comum que as pessoas confundam Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Elas são diferentes e precisamos deixar isso muito claro. A primeira inclui projeções de conteúdos e outras informações no mundo físico. Já a a segunda, por sua vez, leva as pessoas para um novo ambiente criado por meio do computador.

As duas tecnologias precisam de algum intermediário para serem acessadas, que pode ser um acessório ou aplicativo, mas as experiências dos usuários são bem distintas. A Realidade Virtual substitui tudo que a pessoa vê por meio de um conteúdo totalmente virtual.

É possível entrar em jogos e em cenários turísticos, por exemplo, e se movimentar entre eles. A conexão é feita por meio do Óculus Rift para que o usuário se sinta totalmente absorvido no novo cenário.

A Realidade Aumentada, por sua vez, adiciona conteúdos ao mundo físico. Além do Pokémon Go, um outro exemplo são os filtros do Instagram Stories, com animações que se sobrepõem à imagem ou vídeo captados.

É possível, também, usar a tecnologia em locais turísticos. Usando um smartphone, o visitante pode obter mais informações e conhecimentos sobre um espaço ou uma obra. E, como dissemos, os usos são diversos.

Agora que vimos as diferenças entre a Realidade Aumentada e Realidade Virtual, vamos explicar como a RA funciona e como pode ela ser aplicada.

Como a Realidade Aumentada funciona

Agora que você já sabe o que é Realidade Aumentada e suas diferenças em relação à Realidade Virtual, é importante destacar como ela funciona. É bem simples: tudo acontece por meio de um software, de um marcador no espaço físico e do GPS.

Para dar um exemplo, podemos falar do QR Code. Nesse caso, a etiqueta QR diz respeito ao marcador no mundo físico — o aplicativo que lê a etiqueta funciona como uma espécie de porta de entrada ao software que fornece o conteúdo — e o GPS é uma espécie de “olho” desse sistema. Afinal, é ele que indica o local em que o usuário está.

Para o usuário, é preciso duas coisas: uma câmera, como a do celular, e um app específico. Assim, o aplicativo interage com a câmera e projeta informações virtuais no mundo real.

Como aplicar a Realidade Aumentada

Como já mostramos neste artigo, a Realidade Aumentada possibilita inúmeras aplicações e caminha nas mais variadas direções. Um dos seus principais campos de “atuação” é no marketing. A ideia é que os consumidores interajam com os produtos e, assim, tenham a percepção de que ele está mais próximo.

Isso quer dizer maior fidedignidade ao produto. A apresentação por meio de diversas formas, tamanhos e utilizações contribui para que o cliente tenha uma visão muito próxima do produto real, o que aumenta seu interesse em realizar a compra.

A indústria automotiva, por exemplo, é uma que vem explorando bastante o universo da RA e, com isso, aumentando suas chances de obter mais vendas.

Na área da medicina, a Realidade Aumentada tem contribuído em diversos avanços. Por meio dela, é possível projetar modelos do corpo humano, assim como seus sistemas e órgãos, o que possibilita estudos mais precisos.

Também pode auxiliar em uma simulação de operação, o que pode ajudar os médicos a ter mais êxito em seus procedimentos.

Na educação, a tecnologia tem motivado e estimulado os estudantes. A interação da RA possibilita, por exemplo, que alunos de diferentes línguas e culturas troquem conteúdos e informações, o que amplia o aprendizado e traz inúmeros benefícios a todos os envolvidos.

Em relação aos games, como não poderia deixar de ser, o trabalho de RA é cada vez mais explorado. Jogos que mesclam o virtual com o real estão fazendo a cabeça de adolescentes e adultos no mundo todo.

Mais um exemplo de aplicação da Realidade Aumentada é na cultura. É possível ter acesso a mais dados e informações sobre obras, autores e inserção em contextos históricos, o que enriquece a experiência. Na Alemanha, por exemplo, existe um aplicativo que possibilita que a pessoa viaje no tempo e reveja cenas histórias com a ajuda da RA.

Por que aplicar Realidade Aumentada nas empresas

São vários os motivos para aplicar a Realidade Aumentada nas empresas. Um dos principais é por conta do crescente número de acesso à internet por meio dos smartphones. Os dispositivos móveis, praticamente, se tornaram extensões dos corpos das pessoas. Segundo o IBGE, 95% dos brasileiros usam a internet para trocar mensagens em aplicativos.

Além disso, a versatilidade da tecnologia para o marketing digital oferece cada vez mais oportunidades de negócios. Por meio da RA, a empresa pode criar campanhas mais criativas e inovadoras. É possível, por exemplo, que o consumidor veja preços e dicas de como usar um produto.

A Realidade Aumentada apresenta um mundo de possibilidades e pode mudar o futuro em diversos aspectos de nossas vidas. Sem dúvidas, muita coisa vem sendo feita e é bem provável que ainda vamos mudar muito em relação à forma como nos relacionamos, como gerimos o tempo e compreendemos a realidade.

Se você gostou texto, compartilhe-o em suas redes sociais e reforce a importância desse assunto para o nosso futuro!

Fonte: https://bit.ly/2LKN5yg
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s