Novas tecnologias estão revolucionando o atendimento ao cliente

O futuro do atendimento ao cliente já é agora. O consumidor, muito informado, está mais do que nunca no controle da sua jornada de compra e cada vez mais exigente. Uma experiência que supere expectativas e ofereça o que o consumidor busca rapidamente já é foco das empresas.

A seguir, você verá como novas tecnologias podem engajar seu cliente e otimizar seu atendimento. Apesar de diferentes setores e realidades de mercado ainda terem barreiras técnicas e econômicas, vale a pena prestar atenção. Afinal, seu mercado pode ter algumas dessas formas de atendimento ao cliente como um novo padrão. Confira!

Internet of Things (IoT): a Internet das coisas

Otimizar o atendimento por meio de um sistema integrado já é algo existente. No entanto, a IoT vai além, integrando sistema aos produtos. Assim, o cliente pode obter benefícios e melhorar a eficiência de seu atendimento.

Na Internet das Coisas, com dispositivos conectados, o cliente não ganha somente benefícios e funcionalidades no produto. Ganha-se, também, na rapidez em suporte, diagnóstico e atualizações. Isso torna o atendimento muito mais inteligente e proporciona uma experiência mais agradável ao cliente.

Por meio de sensores de monitoramento, dados sobre o uso do produto podem ser compartilhados com o fabricante. Em retorno, o cliente pode ter um produto melhor ajustado às suas necessidades.

Inteligência Artificial

O conceito de Inteligência Artificial (IA) não é recente. No entanto, novas abordagens e formas de utilizar a tecnologia passam a se tornar mais atraentes para o atendimento ao cliente. É o caso, por exemplo, do Machine Learning.

No lugar de um programa estático, com respostas prontas, o cliente poderia ter um atendimento personalizado, com base nas informações e nos hábitos organicamente gerados. Com a associação e o cruzamento de informações, o processo de atendimento ao cliente pode ser muito mais preciso e objetivo.

Atendimento automatizado

O atendimento automatizado busca a autonomia do cliente. Muita gente se incomoda com vendedores chatos que não entendem as necessidades dos consumidores. Por isso, aplicações que permitam que o próprio cliente seja autossuficiente no seu atendimento são uma tendência forte. Muitas fintechs já estão fazendo isso há algum tempo.

A proposta do atendimento automatizado é unir o ciclo de compra on-line e seus benefícios em um ambiente físico. Exemplo recente é a Amazon Store, protótipo em teste da Amazon.

Realidade virtual

A experiência de entrar em uma nova realidade por um óculos 3D já existe. As aplicações dessa tecnologia para o atendimento ao cliente, por enquanto, ainda estão em seu início. Entretanto, as possibilidades de oferecer uma experiência inesquecível são muitas.

Durante a procura de um imóvel, por exemplo, o cliente interessado pode fazer uma visita virtual sem sair de casa. Viver essa experiência pode ser uma forma de agilizar processos de atendimento e fidelizar seu cliente à sua empresa.

Lojas interativas

O modelo de atendimento ao cliente que terá maior vida útil é aquele pensado para o cliente. Uma loja interativa pode oferecer, por meio de dispositivos móveis, uma experiência acima da média. Assim, ofertas e notificações podem ser enviadas ao cliente de forma segmentada.

Com lojas em pleno controle dos dados de seus consumidores, o atendimento ao cliente melhora e a experiência de compra pode ser muito positiva.

Fonte: https://bit.ly/2IWVRrV
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