Entenda a importância dos programas de fidelização para o e-commerce

Ganhar o coração do cliente pode ser uma tarefa tão difícil quanto conquistar o ser amado. Em ambos os casos, é preciso aproveitar as oportunidades para destacar nossos pontos positivos e fazer com que o objeto de desejo não tenha olhos para mais ninguém (no caso, a concorrência).

Brincadeiras à parte, investir na fidelização é uma forma de ampliar a visibilidade da sua marca, reduzir os custos para atrair novas vendas, aumentar o valor do ticket médio, entre outras vantagens. Neste artigo, explicamos a importância dos programas de fidelização para o e-commerce e como investir nessa estratégia. Acompanhe!

Como funciona um programa de fidelização?

Vamos lembrar rapidamente o conceito de um programa de fidelização. Essa estratégia consiste em incentivar o consumidor a comprar novamente, várias vezes, em troca de um benefício. Os programas de fidelização são usados por diversos segmentos de negócios, desde companhias aéreas até empresas do ramo alimentício.

Quando falamos de e-commerce, essa estratégia funciona basicamente de três formas. A mais utilizada é o acúmulo de pontos, conhecida também como cartão fidelidade, que é quando o consumidor acumula pontos e pode trocar por prêmios.

Existe também o desconto progressivo, que incentiva o consumidor a comprar mais de um produto por meio de descontos que aumentam de acordo com a quantidade de itens. Você ainda pode escolher uma terceira opção, que consiste em oferecer descontos de acordo com a soma de pontos. Esse são os formatos mais utilizados, mas cada loja virtual pode usar a criatividade de acordo com o perfil do cliente.

Quais são as vantagens?

Aumento do ticket médio

Um cliente que se sente valorizado pela empresa tende a gastar mais, já que tem mais confiança na marca e segurança. Além disso, é possível criar o programa de fidelização direcionado para o aumento do ticket médio.

Uma opção interessante é estimular um valor mínimo para a participação. Por exemplo: se o cliente pretende fazer uma compra de R$ 50,00 e vê que a partir de R$ 70,00 pode conseguir um desconto ou outro tipo de benefício, ele pode considerar vantajoso gastar um pouco mais para atingir o valor necessário.

Para que essa estratégia funcione, é importante que o consumidor entenda rapidamente que pode fazer um bom negócio no seu e-commerce. Para facilitar o entendimento, invista em um conteúdo explicativo, que mostre a necessidade de aproveitar essa oportunidade única.

Redução de custos para adquirir novos clientes

Todo dia você quebra a cabeça pensando em como atrair clientes sem sair do seu planejamento de custos, não é mesmo? A boa notícia é que você não é o único. A outra boa notícia (sim, temos duas) é que um programa de fidelização pode diminuir esse problema. Manter uma base de clientes fiéis é uma maneira de reduzir custos, afinal, quanto maior a receita vinda desse grupo, menor é a necessidade de grandes investimentos em divulgação.

Aumento do engajamento

Ao investir em programas de fidelização, o principal resultado esperado é que os clientes se mantenham fiéis à sua empresa. Essa condição traz outras vantagens, como a melhora do relacionamento com a marca, o aumento da confiança e o maior engajamento nas redes sociais. Além disso, os clientes podem indicar a loja virtual para outras pessoas, uma divulgação muito importante para o crescimento do negócio.

Destaque da concorrência

O número de lojas virtuais só cresce no Brasil. De acordo com uma pesquisa da PayPal em parceria com a BigData Corp, houve um aumento de 9% entre 2016 e 2017. Diante dessa realidade, destacar-se da concorrência é uma tarefa cada vez mais difícil para os lojistas. Ao mesmo tempo que aumentam as opções de compra, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Mais do que preço baixo e qualidade dos produtos, eles buscam marcas que saibam se comunicar com seu público-alvo e valorizam o relacionamento.

Um programa de fidelidade surge como uma boa opção nesse momento, porque, além de destacar a marca da concorrência, aproxima o cliente da empresa e oferece benefícios financeiros para ambas as partes.

Fácil implantação

Apesar de parecer uma estratégia que demanda muito tempo e investimento, colocar em prática é mais fácil do que você imagina. Caso você tenha uma boa plataforma de e-commerce, é possível incluir um módulo que administre todas as informações sem a necessidade de mudanças na estrutura do site.

Você também pode contar com a ajuda de plataformas de fidelização, que oferecem todas as funcionalidades necessárias para esse tipo de estratégia. O ideal é que trabalhe com ferramentas de marketing digital de fácil integração, que possam unificar os dados e facilitar a interação com o consumidor.

Como começar a investir nessa estratégia?

O primeiro passo é analisar o perfil do cliente e o seu comportamento de consumo. De acordo com as informações reunidas, é hora de identificar que tipo de premiação pode estimular mais o seu cliente: prêmios ou descontos? De modo geral, o consumidor de e-commerce costuma se sentir atraído pela segunda opção, então utilizar o modelo da soma de pontos que resulta em descontos se torna uma boa escolha.

Claro que essa preferência pode ser determinada por diversos fatores, como segmento de atuação, faixa etária, valor dos produtos, entre outros. Caso você escolha oferecer brindes, verifique se os prêmios devem ser os itens da loja ou se é necessário fazer algum tipo de parceria com outras empresas.

O grau de dificuldade para o resgate do prêmio deve ser definido com cuidado. Estipular metas muito difíceis pode desestimular o consumidor a continuar fiel à marca e, o pior, pode deixar uma imagem negativa da sua empresa.

Para evitar essa situação, estude muito bem os objetivos da sua empresa e crie uma estratégia que traga ganhos para todos. Por fim, é só criar o regulamento, estar disponível nos canais de contato para tirar as principais dúvidas e incentivar a participação do cliente por meio da divulgação.

A concorrência está louca para conquistar o seu cliente e, para não perdê-lo, é importante conquistar de vez o seu coração. Oferecer benefícios em forma de descontos ou prêmios é uma forma de mostrar a importância desse relacionamento e garantir excelentes resultados.

Quer saber mais sobre como implantar essa estratégia na sua loja virtual? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s