É possível ganhar dinheiro com blog? 5 estratégias para lhe ajudar

Para ter um blog de sucesso e ganhar dinheiro com ele é preciso agregar valor real ao leitor. Caso você esteja mesmo decidido a fazer esse trabalho, podemos lhe explicar como consegui-lo! Continue lendo e coloque em prática as 5 dicas a seguir.

Você está pensando em ganhar dinheiro com blog? Pois saiba que isso é realmente possível, e que existem muitas histórias de sites próprios que se tornaram negócios, de fato. Contudo, atenção: escrever sobre o seu assunto preferido na internet, como hobby, é um pouco diferente da profissão de blogueiro.

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, ser um influenciador digital não é tão simples quanto parece. Trata-se de um trabalho real e que inclui outras obrigações além de escrever.

Para ter um blog de sucesso e ganhar dinheiro com ele é preciso agregar valor real ao leitor — e isso pode não ser tão fácil. Por sorte, caso você esteja mesmo decidido a fazer um bom trabalho com o seu blog, podemos lhe explicar como consegui-lo! Continue lendo e coloque em prática as 5 dicas a seguir:

1. Tenha um blog otimizado

Para ter um blog lucrativo, é fundamental que ele seja bem classificado nos mecanismos de busca — e, para tanto, ter algum conhecimento em técnicas de SEO (ou otimização para mecanismos de busca) pode ser bastante útil.

Muito do tráfego vem justamente de buscas em sites como o Google e o Yahoo. Nesse contexto, a otimização significa um aperfeiçoamento das características internas e externas do blog, com o objetivo de aumentar o seu tráfego apostando em um melhor posicionamento no ranking dos mecanismos de busca.

Em outras palavras, a otimização visa tornar o blog o mais popular possível, aumentando a sua visitação. Para isso, inclui-se:

  • empregar palavras-chave adequadas no corpo do texto e no código-fonte em html;
  • projetar e estruturar adequadamente o blog;
  • adquirir links de outros blogs indicando para o seu.

2. Participe de programas de afiliados

Os programas de afiliados surgiram para simplificar e favorecer o processo de consumo de produtos, serviços ou conteúdos na internet. Para isso, essa estratégia aposta em técnicas, ferramentas e empreendedores que desejam aproveitar as novas tecnologias para trabalhar em casa.

Para você que tem um blog e deseja ser bem remunerado por meio dele, os programas de afiliados podem ser alternativas perfeitas, pois oferecem uma boa margem de lucro sem que haja a necessidade de realizar qualquer tipo de aquisição ou investimento.

As oportunidades dessa solução envolvem, exclusivamente, a promoção de links que servem como indicações para determinados itens virtuais produzidos por outras pessoas. Tudo de forma rápida, gratuita, descomplicada — e, consideravelmente, compensadora.

Para que fique mais claro o funcionamento de um programa de afiliados, vejamos um exemplo:

  1. você se inscreve em um programa e anuncia o código do produto em seu blog;
  2. então, um leitor clica no link e é redirecionado para a página da promoção;
  3. ele adquire o produto e você recebe uma comissão pela conclusão da venda.

Contudo, é interessante prestar atenção em alguns aspectos para que a sua estratégia não seja em vão:

  • indique apenas produtos que você conheça e confie;
  • seja coerente ao se afiliar, isto é, escolha produtos que tenham alguma relação com o assunto e segmento do seu blog;
  • seja transparente e indique sempre que se trata de um link afiliado.

3. Faça posts publicitários

Nessa modalidade, a ideia é que uma empresa lhe pague para criar um post falando de um de seus produtos ou serviços.

O objetivo principal aqui é apresentar um item da forma mais natural possível. Para isso, você precisará ter conhecimento de técnicas de storytelling e branded content, de forma que a publicidade seja camuflada por uma história, experiência ou reflexão.

Contudo, para que uma empresa escolha o seu blog (ou você, como personalidade) para falar sobre a marca, ela precisa reconhecer o seu trabalho como uma referência no ramo. Por isso, é importante definir um nicho e se especializar nele para se tornar autoridade, de modo que uma recomendação feita pelo seu blog induza compradores.

Também é interessante ter bem definido o público-alvo do seu blog. Assim fica mais fácil determinar o que ele necessita e deseja, para lhe oferecer as melhores soluções por meio de posts publicitários. Além disso, lembre-se: a empresa só escolherá um blog em cujo conteúdo acredite fielmente. Portanto, capriche e ofereça um conhecimento único ao seu público!

4. Venda produtos exclusivos

Uma outra opção é se tornar um empreendedor digital. Hoje, vender produtos próprios e exclusivos é uma das maneiras mais lucrativas de ganhar dinheiro com blog. Porém, não se engane: à medida que o lucro cresce, o trabalho aumenta. Ou seja, é preciso muita paciência, dedicação e trabalho duro.

Para desenvolver um produto que realmente venda bem e garanta rendimentos financeiros satisfatórios, são necessários:

  • pesquisas de mercado;
  • produção de conteúdo;
  • contratação de serviços de designer;
  • estratégia de divulgação;
  • buscar parcerias e muitos outros aspectos que variam de acordo com suas possibilidades e interesses.

Você pode, por exemplo, vender em seu blog serviços de consultoria para os seus leitores, cursos online (criando e-books ou vídeos) ou produtos físicos que tenham afinidade com o seu nicho. Vale ressaltar, porém, que essa dica é válida principalmente para quem já tem uma boa média de visitantes diários.

5. Crie conteúdos exclusivos para membros

Caso perceba que o seu blog já conta com uma audiência fiel, apostar em conteúdo Premium — materiais mais ricos e atraentes, que só ficam disponíveis para assinantes — é outra dica para ganhar dinheiro com blog.

A ideia aqui é atrair e despertar a curiosidade no leitor disponibilizando, pelo menos, parte do conteúdo de forma gratuita, para levá-lo a assinar a versão paga.

É preciso demonstrar que o material específico tem um diferencial, um valor ou benefício de que o leitor só poderá usufruir se assinar. E uma boa maneira de introduzir o público a isso é empregar a estratégia de e-mail marketing, mostrando que, assim, ele terá algo que outros não têm.

Então, caso essa seja uma solução que lhe agrade, crie uma área de membros — a que só terão acesso aqueles que tiverem login e senha — e comece a criar seus conteúdos!

Enfim, essas foram as nossas 5 dicas para você ganhar dinheiro com blog! Tenha em mente que manter um blog tomará boa parte do seu tempo, mas, se você se manter perseverante ao trabalhar com o que ama e ofertar um conteúdo relevante, toda a dedicação e esforço valerão a pena.

Fonte: https://bit.ly/2LEYxMK
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s