Facebook ads: o que é e como funciona? Aprenda a usar!

Não é novidade para ninguém que as redes sociais são importantes ferramentas para divulgação de produtos, serviços e até mesmo ideias. Toda empresa que queira ser relevante na internet e fora dela deve apostar em uma presença digital eficiente.

A possibilidade de mostrar o que você oferece e interagir com seu público-alvo — fidelizando clientes e atingindo potenciais compradores — é um dos benefícios de manter canais ativos nas redes sociais.

Em grande parte do mundo, o Facebook é a rede social mais acessada pelas pessoas. Entretanto, para as páginas institucionais (empresas, governos, influenciadores etc.), a rede não tem facilitado as coisas.

No início de 2018, a companhia divulgou comunicado informando que privilegiaria conteúdo produzido por pessoas comuns e diminuiria o alcance das páginas. Ou seja, posts de familiares e amigos terão mais destaque do que o conteúdo de marcas, por exemplo.

Nesse contexto, torna-se cada vez mais importante incluir na estratégia de marketing digital campanhas de Facebook ads. Só assim o seu conteúdo atingirá seu público-alvo. Não sabe como fazer? Fique tranquilo, que a gente vai explicar como funciona o Facebook ads. Boa leitura!

O que é Facebook ads?

Facebook ads são os famosos anúncios. É a possibilidade de impulsionar posts, mediante pagamento, para que o conteúdo atinja mais pessoas, ultrapassando o alcance que o Facebook oferece organicamente, ou seja, de forma gratuita.

Trata-se de ferramenta fundamental para quem quer atingir novos públicos, tornar sua marca conhecida e obter mais interações.

Como funciona o Facebook ads?

Campanhas de diversos tipos e com diferentes objetivos podem ser feitas no Facebook. Por isso, para pensar em uma estratégia que inclua Facebook ads, é importante definir uma meta. O que a sua empresa quer? Curtidas na página, visitas ao site, visualizações de vídeos, reações aos posts?

Após responder a essa pergunta, é necessário decidir qual público seu negócio deseja atingir. É possível segmentar Facebook ads por localização, idade, gênero, interesses etc. Esses dados não devem ser ignorados. Focar o público certo, que potencialmente terá interesse pelo seu negócio, é essencial para que uma campanha de Facebook ads seja bem-sucedida.

Quais são os formatos de anúncio?

São muitas as possibilidades e vale colocar a imaginação para funcionar na criação de anúncios. Confira a gama de possibilidades do Facebook ads.

Vídeo

É um dos formatos preferidos pelas pessoas. Com ele, sua empresa pode apresentar os recursos do produto e chamar a atenção do público com sons e movimentos.

Imagem

Sendo belas fotos ou peças produzidas por designer, imagens estáticas também agradam. Direcione as pessoas para sites ou aplicativos usando elementos visuais de alta qualidade.

Coleção

Várias imagens em um único post, integrando conjuntamente um catálogo de produtos, por exemplo. Ideal para estimular as compras exibindo itens à venda, personalizados para cada indivíduo.

Carrossel

Possibilidade de postar até 10 imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, cada um com seu próprio link.

Apresentação multimídia

Use movimento, som e texto para contar sua história de forma encantadora em qualquer velocidade de conexão.

Canvas

Opção exclusiva para dispositivos móveis. Oferece uma experiência em tela cheia do seu anúncio otimizada para celulares e tablets.

Anúncios de geração de cadastro

Os anúncios de cadastro no Facebook e no Instagram ajudam você a coletar informações de pessoas interessadas na sua empresa. Um anúncio de cadastro é apresentado usando uma imagem, vídeo ou carrossel, seguido de um formulário de cadastro quando o usuário se envolve com o anúncio.

Ofertas

As ofertas são descontos que você pode compartilhar com os clientes no Facebook. Você pode criar seu anúncio de oferta para ser exibido como uma imagem, vídeo ou carrossel.

Envolvimento com a publicação

Seu post está tendo bom alcance orgânico e você quer ampliá-lo? A maioria das publicações de páginas no Facebook pode ser impulsionada para gerar mais curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações da foto.

Participações no evento

Os anúncios de participação no evento podem ser usados para promover o reconhecimento do seu evento e gerar participações. Você pode criar seu anúncio para ser exibido como uma imagem ou vídeo.

Curtidas na página

Esse tipo de anúncio é usado para levar os usuários a curtir sua página. É possível criar um anúncio de curtidas com um vídeo ou uma imagem

Como criar uma campanha de Facebook ads?

Definidos os tipos de publicação elencados acima que melhor atendam aos seus objetivos, é hora de resolver outras duas partes importantes. Confira:

Segmentação

Quando criar um anúncio, será preciso definir o público-alvo. Como dito, o Facebook oferece diversas possibilidades de segmentação:

  • localização (país, estado, cidade e até mesmo região);
  • idade;
  • gênero;
  • idioma;
  • dados demográficos, como: relacionamento, formação, ocupação, domicílio, afinidade étnica, preferências políticas;
  • interesses (hobbies, gostos e costumes);
  • comportamento (dispositivos que usam para acessar, sistemas operacionais etc.);
  • conexões (atinja pessoas que tenham um tipo de conexão específica com sua página, aplicativo ou evento).

Fazendo uma segmentação adequada, você otimiza seu orçamento, direcionando o investimento para o alvo correto e propondo uma comunicação adequada.

Orçamento

Definir o valor que você gostaria de investir em Facebook ads é importante para o planejamento da campanha. Atualmente, há duas opções para o manejo do orçamento.

Diário

Com o orçamento diário, você indica o quanto gastará em cada dia de anúncio, seja para campanhas sem data para terminar (você poderá cancelar quando quiser) ou com data de início e término.

Vitalício

O valor inserido será o máximo que você gastará durante a sua campanha inteira, seja para um único dia ou para uma programação específica de dias e horários.

Como facilitar a criação de campanhas?

Não entendeu direito como funciona o Facebook ads? Achou complicado seguir algum dos passos acima? Pois saiba que há um plug-in que auxilia na criação e gerenciamento de campanhas de anúncios no Facebook.

Com o Facebook Lead Ads, é possível automatizar várias tarefas e aumentar exponencialmente as oportunidades de negócio. Com ele, você poderá criar anúncios que aumentam as oportunidades de negócio e, ao mesmo tempo, o engajamento da sua página.

E aí, gostou das nossas dicas e de aprender sobre como funciona o Facebook ads? Então acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos como este! Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

Fonte: https://bit.ly/2k2RkJu
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