7 dicas para tornar o disparo de e-mail marketing mais eficiente

Nesta era digital, tão dinâmica e tecnológica, é comum que ferramentas e técnicas sejam constantemente aprimoradas, de forma que muitas estratégias que funcionavam muito bem ontem, hoje podem se tornar obsoletas.

O e-mail marketing é uma exceção absoluta. Uma das mais antigas técnicas do marketing digital, ele sobreviveu aos anos da internet e ainda hoje é considerado uma das mais eficientes estratégias de engajamento e conversão. Isso tudo após muitos “especialistas” afirmarem que o e-mail marketing havia “morrido”.

No entanto, com o aprimoramento na segurança das ferramentas de disparo e autoresponders na luta contra spamming e phishing, entre outras técnicas maliciosas, é necessário otimizar ao máximo suas mensagens. É preciso tornar o disparo de e-mail marketing mais eficiente para gerar mais aberturas e conversões.

Quer saber como fazer isso? Confira nossas dicas exclusivas!

1. Evite colocar links em excesso

Um dos grandes vilões da entregabilidade dos e-mails é a colocação de links no corpo da mensagem. A maioria das empresas de e-mail, como o Gmail e o Outlook, entre outros, possui configuração automática para mandar esse tipo de mensagem direto para o lixo eletrônico.

Mas isso se torna um paradoxo, pois textos com links se tornam mais propensos a ser considerados spam, ao mesmo tempo em que você depende deles para direcionar seus leads para uma landing page, por exemplo.

Aqui, o jeito é moderar a quantidade de links, deixando apenas aqueles absolutamente necessários. E, ainda mais importante: cuide sempre para que os links direcionem para páginas seguras. Assim, você diminui as chances de seu e-mail cair no lixo do spam e aumenta a taxa de entregabilidade.

2. Seja objetivo no conteúdo

O tamanho da sua mensagem não implica a entregabilidade em si, mas a prolixidade do texto sim. Ferramentas mais modernas escaneiam textos em busca de spam e outras práticas maliciosas, com algoritmos sofisticados que buscam determinadas palavras-chave.

Quando dissemos para focar na objetividade da sua mensagem não queremos dizer, necessariamente, que ela tenha de ser mais curta. Apenas que precisa ser direta, sem rodeios, sem firulas. Acima de tudo, sem discrepância com o objetivo dela, principalmente em e-mail marketing de fundo de funil.

3. Torne sua mensagem mais pessoal

Nada é mais chato no e-mail marketing do que mensagens que parecem estar conversando com um robô. A sua preocupação número um deve ser sempre agradar o seu leitor. Lembre-se: você está se relacionando com pessoas.

Então, sempre que possível, adicione um elemento pessoal aos seus e-mails. Um exemplo comum é usar um shortcode que coloca automaticamente o nome do receptor. Assim, mesmo que você dispare milhares de e-mails ao mesmo tempo, cada lead lerá sua mensagem com seu nome personalizado.

Outra forma bacana de deixar sua mensagem mais pessoal é enviá-la com seu nome, em vez do nome da sua empresa (ou, então, o nome antes da empresa). Além disso, a linguagem do conteúdo deve sempre corresponder ao seu público-alvo e trazer um tom de conversa.

4. Fique longe da caixa de spam

Nunca crie uma lista falsa. Nunca envie e-mails para quem não optou por recebê-los. Esta é a principal regra do e-mail marketing. Somente envie mensagens para pessoas que se inscreveram na sua lista de forma totalmente voluntária.

Ao criar seu formulário de captura, prefira a opção de duplo opt-in. Assim, a pessoa precisará confirmar que aquele e-mail cadastrado é válido e pertence a ela. Isso ajuda a evitar que sua lista fique cheia de endereços inválidos, o que aumenta as chances de você ser “marcado” na lista negra. Além disso, ao confirmar o e-mail, a pessoa fica mais consciente de que está optando por aquela inscrição.

Outra dica importante relacionada a isso: sempre dê a opção de descadastramento. Coloque no rodapé de toda mensagem que você enviar a opção para a pessoa sair da sua lista, caso ela sinta necessidade. Se ela não quiser mais receber seus e-mails e não encontrar essa opção de descadastramento, provavelmente ela marcará você como spammer.

5. Preocupe-se sempre com a mobilidade

Atualmente, o uso de dispositivos móveis já superou os desktops e até mesmo os laptops. A maioria das pessoas conectadas utiliza seus smartphones para acessar sites, redes sociais e caixa de e-mails.

Portanto, preocupe-se sempre com a responsividade de suas mensagens. Elas devem ser facilmente lidas em telas pequenas e portáteis. Nesse sentido, a questão da objetividade da mensagem se torna ainda mais importante.

Vale arriscar dizer que, mais do que deixar suas mensagens responsivas, deve pensar mobile-first. Isto é, já criar seus e-mails pensando primeiramente na mobilidade.

6. Forneça valor

Acima de qualquer outra coisa, forneça um conteúdo de valor para seu leitor. Esqueça vendas e propagandas. Se quer criar um bom relacionamento e transformar seus leads em possíveis clientes, você deve dar algo a eles. Algo que eles considerem de muito valor.

Foque sua mensagem no leitor antes de dizer qualquer coisa sobre você ou seu negócio. Isso deve vir depois, com naturalidade. Tentar forçar uma venda sem ter conquistado o coração do seu leitor é pedir para sua mensagem ir parar na lata de lixo virtual.

7. Escolha bem a ferramenta de disparo de e-mail marketing

Logicamente, nenhuma das dicas anteriores terá muita validade se a sua ferramenta de disparo não possuir a eficácia necessária. Há ferramentas diversas no mercado, das mais baratas às mais caras, incluindo algumas gratuitas.

E é nesse ponto que muitos profissionais de marketing pecam: a escolha da ferramenta certa. Muitos reclamam da baixa taxa de entregabilidade, mas se esquecem que, muitas vezes, o problema está justamente no seu próprio autoresponder.

Antes de tomar sua decisão, saiba como escolher bem sua ferramenta de e-mail marketing. Afinal, você está investindo no sucesso do seu negócio. Podemos ajudá-lo em todo o processo de criação do e-mail marketing, otimização, conteúdo e ferramenta, clicando aqui.

Fonte: https://bit.ly/2IpkXzm
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