Descubra as 6 tendências que vão marcar o ritmo das Mídias Sociais em 2018

trends1

Sua marca faz parte dos 96% dos empreendimentos que usam Social Media para negócios? Essa pergunta é até meio boba, não? O marketing nas mídias sociais tem se tornado um dos principais fundamentos na hora de dar visibilidade à produtos e serviços ao redor do mundo.

A questão é: mais do que estar presente, é preciso acompanhar as mudanças e tendências das mídias sociais. E, como sabemos, todos os anos aparece alguma novidade (ou morre alguma outra). Somos impulsionados a usar novos recursos, a estar presentes em novos ambientes virtuais, a acompanhar o comportamento do consumidor e ajustar-se ao que ele busca.

Em seguida veremos exatamente quais são essas tendências de mídias sociais para o ano de 2018. Vamos nessa?

Tendências de Mídias Sociais

#01 Vídeos dominando a cena

A demanda por vídeo não para de crescer. Na verdade, 52% dos profissionais de marketing em todo o mundo afirmam que o vídeo é o tipo de conteúdo com o melhor ROI (Sigla em Inglês para Retorno sobre Investimento). Quando lembramos que a geração Z é particular fã deste formato, é bom levar essa tendência em consideração na hora de capitalizar sua imagem de marca.

  • 59% das pessoas  preferem vídeos online do que TV;
  • 82% preferem vídeos ao vivo das marcas, ao invés de postagens em social media.
  • Os vídeos conseguem aumentar o tráfego orgânico em 157%.tendencias de redes sociais

E a maneira como podemos usar os vídeos em nossas ações de marketing para manter-nos alinhados com as tendências de mídias sociais também têm, no livestreaming, um panorama promissor em 2018. De fato, aproximadamente 78% dos usuários já assistem vídeos do Facebook Live.

O formato não é exatamente uma novidade, há alguns anos tem mostrado seu valor, mas é neste ano que as transmissões ao vivo devem dominar o cenário.

No formato Live, a consistência das publicações é tão importante como nas postagens regulares. Foque sempre no tipo de conteúdo que sua buyer persona busca e não esqueça de interagir com os usuários durante as transmissões, até porque 80% deles preferem ver seu vídeo do que ler um post do seu blog, e os comentários são mais comuns  do que nas postagens.

Outro aspecto mais do que interessante dos vídeos é a multiplicidade de formatos e plataformas: 360 graus, 24 horas (no estilo Instagram Stories ou nas Histórias do Facebook), Looping Videos, Video GIFs, de Realidade Aumentada e tem até live vídeos em 360 graus, como vemos no exemplo da Red Bull abaixo (sempre a RedBull!).

#02 Conteúdo Efêmero

A lista de termos do mundo do marketing online não para de aumentar. O termo conteúdo efêmero ganhou popularidade com o Snapchat e não deixa de ganhar espaço.

Aliás, enquanto muitos profissionais do marketing digital estão preocupados em criar conteúdos evergreen, que proporcionam engajamento ao longo do tempo, conteúdos que vivem somente por 24 horas estão em pleno crescimento.

tendencias de redes sociais

Agora, qual é a do conteúdo efêmero? Digo, o que faz com que este formato tenha tanta popularidade? Sobre isso:

  • Não há tanta pressão por sinais sociais clássicos (likes, comments and shares), já que o mais conta são as visualizações;
  • Também não precisam ser conteúdos tão elaborados, o que importa é a mensagem;
  • Você pode saber quem visualizou sua história, o que é excelente para criar bases de dados de usuários interessados em suas ideias;
  • Ficar assistindo as histórias (no Snap, Insta ou Face) já faz parte da rotina de muitos usuários, e é mais fácil apertar o play das histórias do que fazer scrolling.

O conteúdo efêmero é quase contraditório: sua aparente debilidade (curto período de duração) é sua maior força. Motivo? Já que o mesmo vai desaparecer pra sempre, o usuário tem uma oportunidade única de ver algo, é quase uma sensação de exclusividade.

#03 Inteligência Artificial & ChatBots vêm com tudo

A Inteligência Artificial está rapidamente ganhando espaço e encontrando formas de participar de nossas vidas diárias. Esta tendência já foi sentida com força em 2017 e, neste ano, deve aumentar mais ainda.

Só no Facebook Messenger, já há nada menos do que 12 mil chatbots ativos e espera-se que 30% das conversas sejam feitas com eles. E não é para menos, você escreve (ou fala) uma palavra e já interage com o serviço ou produto de seu interesse.

tendencias de redes sociais

Podemos dizer que os chatbots são o futuro do atendimento ao cliente? A resposta é sim, aliás, eles já estão convertendo-se em um dos melhores suportes para marcas.

Neste sentido, as empresas estão conseguindo aproveitar a tendência do crescimento do uso de aplicativos de mensagens como WhatsApp e Facebook para conectar com seus clientes.

E têm razão quando o fazem. Imagine uma solução automatizada, personalizada, que economiza tempo para as marcas, soluciona a vida do cliente e ainda é capaz de fornecer melhores insights dos consumidores. Golaço.

O futuro dos chatbots ainda é incerto, a tecnologia ainda tem muito por melhorar e desenvolver-se. É preciso melhorar o aspecto humano da automação e sua assertividade nas respostas. Mesmo assim, ainda é muito cedo para conhecer seu real potencial.

#04 Influencer Marketing

A gente já falou aqui sobre o poder do marketing de influência, inclusive em pequena escala, os conhecidos micro-influencers. Aliás, é justo dizer que 2017 foi o ano do influencer marketing. As marcas apostaram no formato na hora de melhorar seus números e dar mais visibilidade a seus produtos e serviços e, em 2018, a coisa não vai ser diferente.tendencias de mídias sociais

E essa tendência não vai desaparecer tão cedo. O marketing de influência continuará ganhando investimentos de marcas que querem aumentar sua audiência e vendas.

E quando o assunto é retorno sobre investimento, só pra dar uma ideia, os influencers podem aumentar as conversões de vendas em nada menos do que 10x, não é pouca coisa. Mais do que isso, 94% das marcas que apostam nesta estratégia acreditam que o recurso é eficiente.

tendencias de mídias sociais

Ainda falando em números, quando consideramos os canais de marketing com maior crescimento, o influencer marketing também sai na frente. Com números na casa dos 22% de crescimento, aumentou mais do que o marketing de afiliados e das buscas pagas juntos (5% e 14%)

#05 Experiência do Usuário

Lembra do filme TRON, onde um programador entrava em um mundo de realidade virtual e interagia digitalmente como um arquétipo? Pois bem, o lema dos programas criados por Flynt (o programador) era “I fight for the users” (eu luto pelos usuários).

tendencias de midias sociais

Particularmente, acredito que esse é o ponto mais importante de todas as tendências atuais, seja quando falamos de social media ou de qualquer coisa que tenha relação direta com o mais importante para qualquer marca: nosso maior capital é o user.

O melhor disso é que, finalmente, a UX está ganhando espaço na mente dos que pensam em soluções de qualquer tipo. Mas, o que incluir como UX? Tudo :). A partir do momento em que uma pessoa entra em nossa página, passando pelo atendimento e recursos disponíveis, o protagonista já não somos nós.

tendencias de midias sociais

A UX vai começar a focar na usabilidade. Mais do que publicar postagens genéricas que pretendem ser úteis para todos, pense em segmentação estratégica. Na prática, esse conteúdo deve facilitar o acesso de algo, seja uma comunicação ou uma compra.

No Facebook, por exemplo, você pode usar o recurso clilck-to-website e mostrar um produto junto com um acesso fácil para saber mais sobre o item ou comprá-lo. Se o interesse do usuário for falar com sua marca, que tal incluir um botão de conversa em um clique e diminuir a distância entre ambas as partes?

Facilite a vida do seu usuário, ele não precisa pensar em tudo o que está fazendo, o tempo todo. Páginas responsivas, poucas clics, acesso omnichannel, hashtags para facilitar as buscas, tudo isso agrega valor à sua marca.

#06 Go Mobile

Os dispositivos mobile estão rapidamente convertendo-se nos verdadeiros pilares das ações de social media. E não é pra menos, os consumidores usam seus celulares para uma enorme variedade de coisas: checar emails, conversar com amigos e marcas, navegar em plataformas como Facebook, Instagram, comprar, pesquisar, e a lista segue.

tendencias de midias sociais

Ou seja, Go Mobile, porque as mídias sociais caminham neste sentido. Obviamente, uma marca que queira manter a competitividade, deve fazer o mesmo. Pesquisas recentes indicam que o número de smart phones deve passar dos 2.5 trilhões de unidades em 2019.

E, mais do que a quantidade de aparelhos, o tempo gasto em plataformas de social media indica claramente a supremacia do dispositivo móvel. Se comparamos com o uso em desktops (mobile x computador): no Facebook, 68% vs 32%; YouTube com 60% vs 40%; no Instagram o contraste é maior ainda: 98% vs 2%; Pinterest com 92% vs 8%.

Como fazer isso? Há várias formas: você pode aproveitar as custom tabs na sua fan page, usar os foursquare ads para exibir anúncios por proximidade, usar ferramentas sociais como Mention para ser notificado e não perder nenhuma interação.

Fechamentos

Todos os anos as tendências se renovam, novas ferramentas e comportamentos são vistos no mercado, até mesmo sua marca pode mudar. O mais importante é saber em que direção se dirige o consumidor e seus interesses. Manter-se alinhado com as tendências é uma das chaves para que seu negócio permaneça presente na mente do consumidor.

Fone: https://postcron.com/pt/blog/tendencias-de-midias-sociais/?utm_source=email&utm_medium=email_newsletter&utm_campaign=pt&utm_content=dont_miss_the_growth_strategies
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: