Como aproveitar a função ‘Conversa Em Um Clique’ do WhatsApp para captar clientes

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Facilitar a comunicação entre cliente e empresa é responsabilidade das companhias. Aliás, mais do que uma responsabilidade em si, vamos considerar que proporcionar uma interação fácil é uma ótima oportunidade para que empreendimentos de todos os portes consigam mais leads.

As marcas devem aproveitar a tendência do consumidor de usar chats e canais sociais para entrar em contato com as empresas. E vale a pena destacar:  há pouco mais de um ano, os chats aumentaram 33%, enquanto os contatos com as companhias via redes sociais cresceu 21%. Um dos motivos? A agilidade na comunicação; condição fundamental para aproveitar os micro-moments.

Mas, pensemos nisso: quando falamos de Chat, qual é o maior aplicativo de conversas com usuários ativos? E quando o assunto é rede social, quem encabeça a lista das mais importantes? As respostas, como você já deve saber, são o WhatsApp (+1 bilhão de users ativos) e o Facebook (+2 dois bilhões).

Conversa Em Um Clique

Ok, até aí tudo bem. Mas, como combinar o potencial de ambas em um único recurso e ainda agilizar a comunicação ao mesmo tempo? Nem todo mundo já sabe, mas dá para criar um botão com um link que manda uma mensagem de whatsApp diretamente à marca. A função é conhecida como Conversa em um Clique ou Click to Chat for WhatsApp.

Como criar o link da ‘Conversa em um clique

Tem link para tudo na internet, fotos, vídeos, postagens, e a lista segue, certo? Pois saiba que você -ou sua companhia- também pode criar um link para sua própria conta no WhatsApp. Ou seja, com o link na mão, dá pra colar e mandar por praticamente qualquer meio. Além disso, é possível configurar uma mensagem pré-definida que é enviada pelo usuário na hora do click.

Como fazer isso? Modificando algumas informações no URL abaixo:

https://api.whatsapp.com/send?phone=seunumerodetelefone&text=sua%20mensagem

No lugar de seunumerodetelefone, adicione seu contato, seguindo o modelo XXYY000000000. No XX, o código do país (+55 para o Brasil); YY é o código do estado (11, para São Paulo; 21, para o Rio de Janeiro, etc…); finalmente, 000000000  deve dar lugar ao telefone. Exemplo: 5511987654321.

Já para a mensagem, edite o campo sua%20mensagem e escreva o que você quer receber, usando ‘%20’ como ‘espaço’. Exemplo:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5511987654321&text=Quero%20informações%20sobre%20este%20produto

Conversa Em Um CliqueDICAS EXTRAS: Se não quiser deixar seu número público no link, é só usar serviços como o URL Shortener, que deixam o URL mais simples e oculta a original. Ah, e se ficar com preguiça de modificar o código, é só usar um gerador automático de link para WhatsApp.

E pronto! Você já tem o link para que os usuários consigam mandar uma mensagem diretamente para seu WhatsApp, sem necessidade de agendar o contato ou escrever o número manualmente. Agora, vamos pra melhor parte do post, como usar esse link em suas ações de marketing para gerar mais leads.

2 Técnicas para usar a Conversa em um Clique no marketing digital

#01 Publicidade Paga: Facebook Ads para gerar leads

Conversa Em Um Clique

Sabemos que complementar as publicações nas redes sociais com campanhas de Facebook Ads potencializa a visibilidade da marca e de seus conteúdos. Mas, que tal ir além e incluir um link para que os interessados no seu post já possam entrar em contato imediatamente?

Quando entrar no Administrador de Anúncios do Facebook, clique em “Criar Campanha”. Proceda da mesma forma como quando você está criando outros tipos de anúncios no Facebook. Neste exemplo, vamos usar o objetivo da categoria Consideração, de Tráfego, como vemos na imagem abaixo.

Conversa Em Um Clique

Logo, basta inserir o link que preparamos no capítulo anterior, com seu número de telefone e mensagem customizada no campo URL de destino, como podemos ver na seguinte imagem:

Conversa Em Um Clique

Uma vez que você já definiu todos os parâmetros complementares da sua campanha de Facebook Ads, conclua o set up e todas as pessoas que clicarem na sua publicação serão direcionadas ao aplicativo, com a mensagem definida já escrita, tudo pronto para apertar send e começar a falar com seu novo prospecto.

O melhor desse recurso é levar todo o público do Facebook a entrar direta e imediatamente em contato, por um canal reconhecível. De fato, mais de um milhão de Fan Pages já incluem o número do WhatsApp em seus perfis e os usuários preferem conversar pelo aplicativo de mensagens do Whats do que usar o Facebook Messenger.

#02 Técnica Orgânica Automatizada: fazer uma postagem com o link da Conversa em um Clique

A mais fácil, prática e organizada forma de comunicar seu novo canal de atendimento ficou para o final, mas a gente queria fechar com chave de ouro. Que tal criar uma publicação para sua Fan Page que direcione os consumidores direto para seu WhatsApp corporativo?

Conversa Em Um Clique

 

Por hoje é só pessoal! Vocês já têm bastante informação para começar a experimentar com as novas possibilidades e manter sua marca alinhada com o que os usuários esperam. Sucesso com o novo recurso e até o próximo post!

Fonte: https://postcron.com/pt/blog/conversa-em-um-clique-do-whatsapp/?utm_source=email&utm_medium=email_newsletter&utm_campaign=pt&utm_content=dont_miss_the_growth_strategies
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