Tendências de Marketing Que Vêm Com Tudo Em 2018

Marketing-trends-2018_Featured

Que época para se viver, gente! Novas tecnologias inspirando mentes brilhantes a criarem ferramentas espetaculares, exigências dos consumidores desafiando as marcas a desenvolverem serviços mais sofisticados, descobertas digitais abrindo oportunidades maiores e melhores do que nunca.

Claro, 2018 também chega cheio de desafios para empreendedores e especialistas em marketing. Profissionais que querem se manter à frente da concorrência precisam ficar atentos para novas ideias e técnicas. Para aproveitar ao máximo essas novidades, você deve buscar mais e mais informação, e se preparar para integrá-las à sua estratégia de negócios.

Enquanto você se habitua a escrever 2018 – demora um pouco, não é? – veja aqui algumas tendências de marketing para ficar de olho ao longo do ano.

Micro momentos: o marketing do “agora mesmo”

A era digital dá novo significado à expressão “viva o momento”. Smartphones permitem realizar praticamente qualquer tarefa a qualquer momento, de qualquer lugar. Esse fenômeno levou a turma do marketing do Google a desenvolver o método dos Micro-Momentos, uma técnica de marketing voltada a atender interesses e desejos imediatos dos consumidores.

De acordo com os dados do Google, os consumidores estão cada vez mais acostumados a tomar decisões “agora mesmo”. A busca por oportunidades próximas, abertas-agora e acontecendo-hoje está alterando a maneira como as pessoas escolhem produtos e serviços. Este novo padrão de comportamento do consumidor ganhará mais espaço em 2018, e as marcas que conseguirem se inserir nesses momentos serão as maiores beneficiadas.

O conteúdo em vídeo veio para ficar

Passando descompromissadamente pelo seu Facebook, você logo percebe que o conteúdo em vídeo assumiu a liderança. Transmissões ao vivo (Facebook Live), vídeos em 360 graus, vídeos com demonstrações de produtos ou serviços, entrevistas e muitos outros formatos agora são uma considerável parte do conteúdo das redes sociais. Para que os negócios consigam se beneficiar desta tendência, eles precisam usar uma abordagem de vídeo completamente inovadora.

Grandes marcas já estão investindo mais recursos em marketing de vídeo. Ao longo de 2018, mais e mais empresas se voltarão a esta mídia, não apenas as líderes. Entre as consequências desta tendência que poderão ser notadas, está a inclusão de profissionais de vídeo em equipes de marketing, o que já está se tornando cada vez mais comum, além do surgimento de novas ferramentas para analisar as reações do público e da tendência de produção de mais vídeos especificamente para os smartphones.

Tendências de Marketing Que Vêm Com Tudo Em 2018

Inteligência Artificial no marketing

Inteligência Artificial já não é mais coisa de ficção científica. Todos os dias são lançadas novas ferramentas baseadas em tecnologias de AI (do inglês Artificial Intelligence). Há cerca de um ano, o Wix lançou a ADI – Artificial Design Intelligence – nossa própria plataforma, que cria sites personalizados para os usuários, baseados em seus interesses, profissões e estilos. A Inteligência Artificial está se expandindo, e sua influência sobre o marketing em 2018 será enorme.

Para dar um exemplo sobre como a AI pode transformar o marketing, já existem serviços que criam anúncios PPC para empresas, ajustando a mensagem e o público-alvo baseado em algoritmos. A AI também está sendo aplicada na personalização da experiência do usuário ao navegar por um site, assim como em campanhas de email marketing, melhorando a qualidade da interação das marcas com seus clientes. Muito legal, não é? Sem dúvida, a AI será responsável por algumas das maiores inovações no campo do marketing nos próximos anos.

O ano do growth hacking

Podemos afirmar com total certeza que 2018 será o ano de um novo profissional da criação digital: o growth hacker. Este conceito surgiu nas empresas startup, cuja maior meta é sempre o crescimento (em inglês, growth). Naturalmente, o marketing tradicional também está interessada em crescimento, mas o encara como uma entre diversas outras metas (fortalecimento da marca, retenção de clientes, etc.), mas o growth hacking se dedica exclusivamente a destrinchar as possibilidades de crescimento para a empresa.

Os growth hackers não são completos novatos no mundo digital, mas antes habitavam apenas o ambiente das startups. Neste novo ano, devemos testemunhar a expansão desta profissão para outros campos, acompanhada de uma certa profissionalização e padronização do seu papel. Um indicativo desta tendência é que já é possível fazer treinamentos para se tornar um growth hacker.

Assistentes virtuais são os novos vendedores

Alexa, Echo, Siri, Google Home – você com certeza já teve contato com ao menos um deles, ou ele está esperando dentro do seu bolso para ser ativado a qualquer momento. Ao contrário dos demais aparelhos e móveis da sua casa, eles foram criados para oferecer serviços personalizados, como um verdadeiro assistente pessoal. Mas eles não se limitam a buscar as resposta para todas as suas curiosidades, ou a receita daquele prato que você quer cozinhar para a família no domingo. Esses assistentes ativados por voz também funcionam como ferramentas de marketing e publicidade.

Os especialistas prevêem que, à medida que mais e mais casas adotem estes dispositivos, maior será a presença de conteúdo pago. Nesse cenário, quando você pedir ao seu assistente uma lista de restaurantes italianos nas redondezas, a resposta incluirá algum tipo de anúncio pago, de forma análoga às páginas de resultados dos mecanismos de busca.

Tendências de Marketing Que Vêm Com Tudo Em 2018

Entendendo marketing attribution

Não se assuste. Este termo parece muito técnico, mas na verdade é bastante relevante para qualquer negócio, independente do ramo e do porte. Em termos gerais, marketing attribution é a relação entre marketing e receita, medindo a qualidade de um canal específico baseada em sua performance. Por exemplo, uma mesma campanha terá resultados diferentes em canais como Facebook, email marketing e anúncios em podcasts, tomando como base sua eficiência em atingir as metas da campanha.

Por que marketing attribution é importante? Para fornecer um retrato detalhado das suas interações com o público, expondo a sutis variações que diferenciam uma campanha boa de uma apenas média. Em resumo, analisar marketing attribution permitirá que você crie campanhas e estratégias mais bem sucedidas, para que 2018 seja o excelente ano que a sua marca está merecendo.

Marketing transparente e autêntico

Se você ainda não tinha percebido, é hora de tomar conhecimento de um fato dramático: o seu público não aguenta mais publicidade. Da caixa de entrada do email aos vídeo do YouTube, a publicidade está presente em diversos formatos, em todo canto. Isto é ruim para as marcas por dois motivos. Primeiramente, as pessoas ficam indiferentes, e rapidamente aprendem a separar mensagens de marketing de conteúdo orgânico, ou simplesmente filtram a publicidade. Além disso, as pessoas ficam desconfiadas de conteúdo que não aparenta ser autêntico.

Reagindo a estas tendências, publicitários e companhias estão adotando a transparência como diretriz, com uma abordagem mais sincera, visando conquistar a confiança do público. Ao reconhecerem que o público está mais esperto do que nunca, muitas marcas percebem que um marketing autêntico é o melhor para seus negócios.

Fonte: https://pt.wix.com/blog/2018/01/tendencias-de-marketing-2018/?utm_source=PT+Wix+Blog&utm_campaign=134c1b1ca9-UA-2117194-47&utm_medium=email&utm_term=0_b88448bdf2-134c1b1ca9-157549773
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s